domingo, 22 de maio de 2011

Moisés era Gago?


“Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.
Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração.”
Êxodo 4:10 e 14

            Será que Moisés era gago? Muitas pessoas ao lerem esta passagem afirmam isso. Seria isso possível?
Moisés havia estudado por 40 anos no Egito com o melhor dos estudos, provavelmente teve aulas de oratória, já que como príncipe fosse candidato ao trono.
Prova disso é o texto de Atos que diz:

"E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras."
Atos 7:22

            O texto diz que Moisés era poderoso em suas palavras. Como ele poderia ser gago e poderoso em suas palavras?

A escritora Ellen G. White em seu livro Patriarcas e Profetas comenta o assunto:

Na corte de Faraó, Moisés recebeu o mais elevado ensino civil e militar. O rei resolvera fazer de seu neto adotivo o seu sucessor no trono, e o jovem foi educado para a sua elevada posição. (....) Sua habilidade como chefe militar tornou-o favorito dos exércitos do Egito, e era geralmente considerado personagem notável. Pág. 245

            A explicação é simples, Moisés passou 40 anos nas terras de Midiã com seu sogro, falando outra língua, por isso tinha perdido a fluência na língua egípcia. Por isso ele disse ser pesado de língua.

Durante tanto tempo havia ele estado afastado dos egípcios, que não tinha um conhecimento tão claro e um uso tão pronto da língua, como quando estivera entre eles. Patriarcas e Profetas Pág. 254

Por isso Deus mandou Arão que estava mais fluente na língua egípcia para falar por ele.

Moisés então foi mandado ir ter com Arão, seu irmão mais velho, que, tendo estado em uso diário da língua dos egípcios, podia falá-la perfeitamente. Patriarcas e Profetas Pág. 254

            A lição que tiramos dessa curiosidade, é que Deus chamou Moisés e o capacitou dando os meios necessários para que ele pudesse realizar a sua missão. Se Deus o estiver chamando, não tenha medo, Ele o irá capacitar e fornecer os meios necessários para que você possa realizar com perfeição a sua missão. Não temas.

3 comentários: